Equilibrio biosfera
Conceito e evolução da Biosfera
Conceito
É a região do planeta que encerra os seres vivos e na qual a vida é possível de uma maneira permanente.
Entretanto, considerando-se a totalidade do globo terrestre, esta região não excede a uma fina camada de alguns poucos quilômetros, englobando parte da litosfera, parte da hidrosfera e parte da atmosfera.
Obs.: São chamadas de regiões parabiosféricas aquelas nas quais a vida não é permanente, mas sim esporádica. Ex.: regiões polares e, a partir de 1969, a lua.
A biosfera, por apresentar componentes bióticos – seres vivos – e abióticos – seres inanimados – trocando matéria e energia, pode ser considerada um enorme ecossistema. A rigor, a biosfera deve ser encarada como tal, mas, devido as suas proporções gigantescas, costuma ser dividida em ecossistemas menores, conforme a situação que ocupam em relação aos três grandes substratos de nosso planeta. Assim, a litosfera é o substrato sólido do epinociclo – biociclo do meio terrestre – e a hidrosfera o substrato líquido de dois biociclos importantes; o talassociclo – meio marinho – e o limnociclo – meio dulcícola. A atmosfera interfere diretamente no epinociclo e indiretamente, pela difusão dos gases nela existentes, no talassociclo e no limnociclo.
Evolução da Biosfera
A biosfera formou-se no curso de uma longa evolução, sendo seqüência de longos processos de adaptação entre as espécies e o meio ambiente. Como ecossistema, a biosfera é um conjunto altamente dinâmico que tende a auto-regulação, capaz de resistir, pelo menos dentro de certos limites, às modificações do meio ambiente e às bruscas variações de densidade das populações causadas por agentes naturais. Considerando-se a evolução da biosfera, podemos considerá-la como resultado da ação de dois grupos de agentes: os físicos e os biológicos.
São dois os principais agentes físicos que interferem na evolução da biosfera: a água e a luz. A água por ser