EQUILIBRIO DE FORÇAS
O equilíbrio dentro das empresas entre os departamentos são fundamentais, no entanto essa palavra equilíbrio não se limita ao setor administrativo. O equilíbrio está presente dentro de cada máquina e cada operação, são de suma importância todas as peças e conjuntos de equipamentos se encontrarem em equilíbrio, pois qual quer sinal de desequilíbrio pode ocasionar vários problemas tanto para o setor como para empresa em geral.
O Conceito de equilíbrio também se evidencia dentro das máquinas, pois essas podem gerar lucros ou despesas não planejadas, devido a isso empresas buscam diariamente elaborar estratégias que eliminem o máximo de desequilíbrio dentro da empresa.
Contudo essas características tanto na parte administrativa quanto mecânica são fundamentais para um bom desenvolvimento da empresa favorecendo o empreendedor e o colaborador.
O equilíbrio de um objeto ocorre quando o ponto se suspensão e o ponto que corresponde ao seu centro de gravidade estiverem na mesma vertical. O equilíbrio pode ser estável, instável ou indiferente.[1] Para que um corpo esteja em equilíbrio de translação, é suficiente que sobre ele não atuem forças ou, se atuarem, que a resultante entre elas seja nula.
E para que um corpo esteja em equilíbrio de rotação, basta que a soma dos momentos em relação a qualquer ponto, tomado como polo, seja nula.[2]
M0 F1+ M0 F2+...+ M0 Fn=0 Já falando em força ela é uma ação física com que causa deformações ou que altera o estado de repouso ou de movimento de um determinado objeto. O primeiro a abordar este conceito foi Aristóteles, mas este acreditava que as forças provocavam o movimento, porque os corpos tinham a tendência de estar em repouso. No entanto, isto foi modificado por Isaac Newton no século XVII. O conceito de força está relacionado com as leis de Newton, criadas por Isaac Newton, que foi responsável por grandes desenvolvimentos no âmbito da Física e mais concretamente no estudo da força.