Equações Diferenciais
ATPS
Equações Diferenciais em Serie
RESUMO
O trabalho refere-se à 1ª. ATPS da disciplina Equações Diferenciais e Séries 2º. Ano. O objetivo do mesmo é o aprimoramento do conhecimento, dos cálculos diferenciais, para a criação de circuitos elétricos, e aplicação de exercícios para engenharia.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Nessa ATPS, apresentaremos a pesquisa detalhada, da teoria das Equações Diferenciais que é objeto de intensa atividade de pesquisa pois apresenta aspectos puramente matemáticos e uma multiplicidade de aplicações, além de apresentar diversas ramificações, neste texto abordaremos especificamente as equações diferenciais ordinárias (equações que só apresentam derivadas ordinárias). Tudo visando a construção de um circuito elétrico.
OBJETIVO
Realizar um estudo sobre Equações Diferenciais, usando como exemplo Circuitos Elétricos, e a aplicação de Equações Diferenciais, para a criação e a solução de problemas da engenharia.
ETAPA 3
Circuitos Elétricos
Equações diferenciais lineares de variáveis separáveis:
A equação diferencial M(x,y).dx + N(x,y).dy = 0 será de variáveis separáveis se:
- M e N forem funções de apenas uma variável ou constantes.
- M e N forem produtos de fatores de uma só variável.
Isto é, se a equação diferencial puder ser colocada na forma P(x)dx + Q(y)dy = 0, a equação é chamada equação diferencial de variáveis separáveis.
Uma equação diferencial de variável separada é uma equação do tipo: g(y) dy = f(x)dx
A solução geral da equação diferencial de variável separada obtém-se por primitivação de ambos os membros da equação, ou seja,
∫g(y)dy = ∫f(x)dx+C.
Chama-se equação de variáveis separáveis uma equação do tipo:
F1 (x)h1 (y)dx = f2(x)h2 (y)dy
Na qual o coeficiente associado a cada diferencial se pode fatorizar em funções,