Equalizador Paramétrico
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
56706 - ELETRÔNICA ANALÓGICA II
EQUALIZADOR PARAMÉTRICO
Equipe:
Eduardo Machry
Gledson Borba
Lajeado, 13 de dezembro de 2011
1 INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade, apresentar ao leitor métodos de projeção e construção de um equalizador paramétrico de sinal mono, com o uso dos conhecimentos adquiridos em aula sobre filtros de variáveis de estado, entre outras configurações utilizadas com amplificadores operacionais. O equalizador terá três bandas de ajuste.
O Equalizador Paramétrico é muito utilizado em sistemas de áudio, devido a sua grande versatilidade. Ele nos permite escolher a frequência em que queremos atuar, variar sua largura de banda e ainda variar o ganho, ao contrário dos tradicionais equalizadores gráficos, nos quais a frequência e a largura de banda são constantes.
Ele é usado em sistemas de áudio convencionais para tratar o sinal sonoro, adequando-o ao gosto da pessoa que está utilizando-o. No entanto, em alguns casos, pode ser utilizado como um crossover, atenuando as frequências em que o sistema de amplificação não responde com eficácia.
O equalizador é aplicado entre o sinal de entra, e o sistema de amplificação, juntamente com demais tipos de circuitos, tais como, modulação, tratamento, distorção, efeitos, etc. O objetivo deste trabalho é que o mesmo consiga atuar para todos os tipos de sinais sonoros de áudio profissional, porém o foco são os instrumentos musicais de cordas, tais como, guitarra, violão, contrabaixo, etc.
2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS
2.1 Fundamentos detalhados por partes
2.1.1 Circuito de entrada
Antes de tudo, é usual na prática de construção de racks, pedais, mesas de som, entre outros circuitos destinados a áudio, a utilização de um amplificador operacional logo na entrada do circuito. Ele servirá para fazer com que a impedância do equipamento, no caso o instrumento musical, seja compatível com a impedância de