Equador
A bandeira do Equador formada por três faixas (listras) nas cores amarela (superior), azul (meio) e vermelha (inferior). No centro da bandeira está localizado o brasão de armas do país. A proporção da bandeira é de 2:3.
Significado
As cores da bandeira possuem os seguintes simbolismos:
- Amarelo: o ouro e outros recursos naturais encontrados no solo do Equador.
- Azul: as águas do oceano é o céu.
- Vermelho: o sangue derramado pelos heróis do país que lutaram pela pátria e liberdade no processo de independência.
Origem
A bandeira foi adotada pela primeira vez em 26 de setembro de 1860. O escudo foi incorporado à bandeira somente em 1900.
Demografia do Equador
O povo do Equador é constituído de uma diversidade étnica. Os mestiços (descendentes de índios e espanhóis) representam 77,42% da população, os brancos (descendentes de espanhóis) somam 10,45%, os indígenas representam aproximadamente 6,83% do total. O restante do povo é constituído de negros e de uma minoria de pessoas vindas de países do oriente.
O Equador tem em média cerca de 13.755.680 habitantes, segundo censo realizado em 2007. A densidade demográfica do país é de 53,8 hab/km². Aproximadamente 65% da população vivem nos centros urbanos, o restante (35%) em localidades rurais (porcentagem rural maior do que nos países vizinhos). Tem uma população de 91% de alfabetizados. E seu clima há uma grande variedade, tem um clima subtropical úmido nas zonas costeiras e florestas tropicais nas terras mais baixas. A área costeira do pacífico tem um clima tropical com uma estação chuvosa.
No Equador, o idioma oficial é o espanhol, mas também se fala o quíchua, língua falada pelos Incas e também por civilizações anteriores a eles. A religião predominante do país é o catolicismo, com cerca de 95 % da população.
O povo equatoriano é extremamente hospitaleiro, tem um sotaque característico e é constituído de pessoas bem humoradas. Os indígenas e camponeses deste