equacao
Bom,com minhas palavras,para o melhor entendimento de vocês,vou explicar aqui,uma forma básica,bem fácil mesmo de aprender a Equação do 2° Grau e descobrir a diferença dela pra outras:
1°-A diferença da equação do 2° grau para a da 1° ou a da terceira por exemplo é tanto de raiz,ou seja,1° grau = 1 raiz ;2°grau = 2 raizes ;3°=3 raizes e assim por diante.
Mas o que são raízes ?
Raiz ou raizes são resultado de uma equação,como eu expliquei,dependendo do grau da equação(1° grau,2° grau...)ou seja,numa equação do 2° grau,ela vai ter então dois resultados,ou seja,duas respostas.Numa equação do 1° grau por exemplo,vai ter só uma resposta ;e assim por diante. Por exemplo:
3² = 9
Essa equação é do 2° grau pois o expoente em cima do 3 (²) é o 2,indicando assim a equação.Veja outro exemplo:
3 + x = 13
Percebemos então que o 3 não tem nenhum expoente,mas na verdade ele tem,que é o ¹,mas sabemos que todo número elevado a ¹ é igual a ele mesmo,então essa equação é classificada como equação do 1° grau,pois só tem um resultado.
Como faço para resolver uma equação ?
Existem orações que tem só informação de alguns termos,por exemplo,informação do valor A e do valor B mas sem nós saber o valor do termo C.Já outras com informação de todos os termos,por exemplo,valor do A do B e do C.Concluímos então que existem equações completas e incompletas,como no exemplo a seguir:
2x²-8 = 0 2x² = 0+ 8 2x² = 8 x²=8/2 x²=4 x= √¯ 4 x= 4 Vemos então que essa é uma equação do 2° grau e ela é incompleta pois só tem os valor do A (2X²) e o valor do C (-8).Vc deve está se perguntando:como vou saber os valores da letrinha que devem ter numa equação do 2° grau? É simples.Saiba que tem sempre o valo de três termos,que podemos chama-los de A,B e C .O valor de A tem que ser sempre um número mutiplicado por