EPÓXI

2049 palavras 9 páginas
BAUTECH INDUSTRIA DE TINTAS LTDA.

EPÓXI

VINÍCIUS BERNARDO DANTAS DOS SANTOS

ITAQUAQUECETUBA
01/2014

Vinícius Bernardo Dantas dos Santos

Trabalho apresentado como requisito de conhecimento do conceito de Epóxi para melhorar o desempenho do trabalho como químico na empresa, assim como o conhecimento dos produtos da mesma .

Palavras-chave: Epóxi, Resina epóxi, bisfenol-a, epicloridrina, tintas epóxi, materiais de base epóxi, catalisadores de epóxi.

SUMÁRIO
1. Introdução
2. Epóxi

3. Endurecedores de Epóxi

4. Epoxi Poliamida e Epoxi Poliamina

5. História

6. Epicloridrina

7. Síntese de glicerol e resinas epóxi

8. Bisfenol-A

9. Bisfenol A nas resinas epóxi

10. Produção das resinas epóxi

9. As Tintas Epóxi

10. Glossário

11. Referências

SUMÁRIO DE ANEXOS

Anexo 1: Piso de uma garagem pintado com tinta epoxi
Anexo 2: Piso industrial pintado com tinta epóxi
Anexo 3: Estrutura química do polimero Epóxi
Anexo 4: Estrutura química Bisfenol-a
Anexo 5: Estrutura química da Epicloridrina
Introdução
Este trabalho tem o intuito de viabilizar os estudos sobre os compostos epóxis, desde sua história, a sua obtenção, síntese e produção industrial. Uma resina epóxi ou poliepóxido é um plastico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador. Estes materiais são considerados pláticos termofixos, ou seja, cuja rigidez não se altera com a temperatura, diferente dos termoplásticos que amolecem e fundem-se. Esses materias possuem altas resistências mecânicas e também muita resitência ao calor. Um dos problemas de se utilizar materiais epóxi, é que pelo fato dele ser termofixo, quando submetido a altas temperaturas ele se decompõe, impedindo sua reciclagem, logo pensando pelo lado ecológico, esses materiais não são tão convenientes. Quando utilizados para a fabricação de tintas esses produtos apresentam ótimos

Relacionados