Epistemologia
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS
Cidade Universitária, s/n°, (67) 3345-7573,
Campo Grande - MS
ANÁLISE DE TEXTO
EDUCAÇÃO FÍSICA, CIÊNCIA E CULTURA
DR. EMERSON LUÍS VELOZO
CAMPO GRANDE – MS
2015
Diuliane Carvalho da Silva
Kênia Paula Costa Barros Carneiro
Thiago Castro Ribeiro
ANÁLISE DE TEXTO
EDUCAÇÃO FÍSICA, CIÊNCIA E CULTURA
DR. EMERSON LUÍS VELOZO
Trabalho requisitado pelo Docente Jeeser Alves de Almeida, como atividade na disciplina de Pedagogia do Esporte, do 3º semestre, do curso de Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
CAMPO GRANDE – MS
2015
Pensar a educação física a partir de referenciais das ciências humanas e naturais traz uma discussão do conceito de cultura e natureza. O presente artigo tem como base metodológica uma análise de conhecimentos das ciências humanas e naturais, trazendo nas entrelinhas uma ideia epistemológica sobre natureza e cultura e suas práticas científicas na atualidade, não de forma pragmática, mas como uma relação velada de oposição entre as duas ciências velando um paradigma entre o objetivo e o subjetivo (objeto – ser).
Não se deve pré-julgar os conceitos sem antes observar todos seus alicerces, a fim de derrubar a antiga forma hegemônica de imposição de conhecimentos as ciências naturais devem ser generalizáveis e as ciências humanas tendem a levar em conta a subjetividade e a não neutralidade do conhecimento que produzem.
O conceito de natureza é uma construção humana, uma produção cultural. Os fenômenos devem ter a sua essência captada com neutralidade e objetividade, pois é a comunidade científica que determina (como diria Kuhn, com seus paradigmas), que as coisas são ou não são. Já nas ciências humanas, o caráter do processo intersubjetivo na construção do saber é diverso. Nessas ciências o objeto de investigação é um ser da mesma natureza do pesquisador,