Epistemologia
Epistemologia – Ramo da filosofia que considera a história do conhecimento. É uma reflexão geral, em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano.
A Epistemologia da Enfermagem responde a:
Questões ontológicas – Identificam fenómenos centrais na disciplina, relacionando a enfermagem com uma dada visão do mundo;
Questões epistemológicas – Como se podem conhecer os fenómenos que estão na essência de um dado domínio;
Questões éticas – Quais os valores que o/a enfermeiro/a usa.
A teoria é importante para o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem, mas é necessário saber que o conhecimento inclui a investigação, o senso comum, e o que resulta da prática de enfermagem.
Disciplina - Campo de conhecimento ou de ensino e um conjunto de regras ou métodos de regulação da prática; - Apresenta uma perspectiva única sobre um fenómeno; - Estabelece as fronteiras que definem a natureza das questões a investigar.
A disciplina de enfermagem engloba conteúdos e processos relacionados com os vários papéis que os enfermeiros podem desempenhar: - Administração, gestão, política, consultadoria e clínica.
A disciplina inclui as teorias desenvolvidas para descrever, explicar e prescrever os fenómenos e acções a desenvolver.
A disciplina de enfermagem é definida por:
Uma perspectiva;
Um domínio;
Definições, existentes e aceites, de enfermagem;
Padrões de conhecimento.
Teoria de Enfermagem
Conceptualização de alguns aspectos da realidade da Enfermagem com o propósito de descrever fenómenos, explicar relações entre fenómenos, predizer consequências ou prescrever cuidados de enfermagem.
São reservatórios nos quais os aspectos relacionados com os conceitos de enfermagem (conforto, cura, recuperação, mobilidade, repouso, caring, incapacidade, fadiga e cuidados familiares) são armazenados.
São também reservatórios para respostas relacionadas com fenómenos de enfermagem significativas.