epistemologia
Cidadãos de todo o mundo parecem estar a perder a confiança naqueles que são: responsáveis por tomar as decisões nos governos. A media internacional vem divulgando escândalos de corrupção e ma conduta do horário publico e dos membros do governo, em particular nos países em desenvolvimento.
Este facto esta a exigir uma clara e sólida determinação política no sentido de através de meios legais, definir a conduta, ética necessário e esperado de todos os agentes políticos e administrativos dos estados e da administração pública, oque enclui a indicação dos meios para cobrir seu desvios.
O ministério da administração e o responsável:
Pela preparação e divulgação das normas éticas e deontologia para funcionário público.
Pela atribuição de obrigatoriedade do seu estudo e observância por todos so funcionários e Pela aplicação de procedimentos disciplinares contra os infractores, nos termos da lei.
A ética na administração Publica e nas Organizações
Conceito da ética:
Ética
E a área da filosofia que se ocupa da moral e
Estuda os valores, na medida em que estes se relacionam com ma distinção entre o bem e o mal o certo e o errado, o honesto e o desonesto.
Valores
São referências abstractas de natureza moral, que orienta a conduta humana.
Ex: Reptidao, lealdade, inglutivismo, dignidade, honestidade, parcenomia, coperacao, fraternidade, activismo, liberdade, imparcialidade, dedicacao, entre outros.
Deontologia
E a área da ética que trata de moral no contesto do trabalho, em outras palavras, trata do conjunto de valores que orientam o modo de ser, estar e agir dos profissionais no cumprimento de suas funções.
Esse resgate da ética só será possível na medida em que cada funcionário desenvolver essa consciência e dispor se a corajosamente espresala através de comportamento e atitude coerente.
CORTESIA DO MAL
Neutralidade e imparcialidade