epis na nr11
Exemplos de EPI’S utilizados na Logística:
Capacetes:
- Quando na movimentação de cargas com operações de pontes rolantes, é necessária a utilização de capacetes, pois o operador corre o risco de bater a cabeça em ganchos, cargas movimentação ou mesmo em objetos parados, o capacete é indispensável em qualquer lugar onde exista possibilidade de se machucar a cabeça. E também para o condutor de empilhadeira com cabine sem teto.
Capuz:
Proteção do crânio contra riscos de origem térmica, respingos de produtos químicos e contato com partes móveis de máquinas.
Luvas:
- Este equipamento de proteção individual deve ser utilizado por trabalhadores que podem acidentar suas mãos ou braços, existem variados tipos de luva para cada serviço especifico, as mais usadas são de PVC ou Raspa. Deve-se ter cuidado com a utilização de luvas por operários que eventualmente possam ficar em torno de equipamentos em movimento
Calçado de proteção: Botas ou Sapatos:
- Pode ser de cano curto, cano médio e cano longo com biqueira de aço, são utilizados para proteção dos pés e pernas contra torção, escoriações, derrapagens, umidades e agentes químicos agressivos, quando as características do local assim exigirem, quedas de objetos e etc.
Óculos de segurança para proteção:
- Pode conter lente incolor ou lente com tonalidade escura. Utilizado para proteção dos olhos contra impactos mecânicos, partículas volantes e raios ultravioletas.
Avental de Proteção:
- Existem certos produtos que para serem manuseados, requerem uma proteção ao tronco e ao corpo em geral. Por exemplo, o trabalhador deve utilizar a blusa de lã em locais onde há variação de temperatura, e colocar o avental de (PVC) ao manusear produtos químicos perigosos. Todos estes equipamentos de proteção individual devem ser utilizados pelos trabalhadores quando se fizer necessário.
Protetor auditivo tipo concha ou tipo inserção (plug):
- Utilizado para proteção dos ouvidos nas atividades e nos locais que