EPIDEMOLOGIA
Nome do(a) Acadêmico(a)
Título do Trabalho de Conclusão de Curso
Plano de Atuação na Escola apresentada à Universidade Católica de Brasília – UCB Virtual, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em .
Orientador: Prof.
Brasília-DF
2012
Trabalho de Aprendizagem apresentada à Universidade Católica de Brasília – UCB Virtual, como requisito parcial para aprovação na disciplina EPIDEMOLOGIA GERAL -1078
Brasília-DF
2014
INTRODUÇÃO
A Epidemiologia aplica-se ao estudo de todas as condições que afetam ou se relacionam com a situação de saúde de uma população, incluindo-se aí, entre outras: a ocorrência doenças de um modo geral (morbidade, mortalidade, incapacidade); o estudo de relações causais; a distribuição, qualidade e adequação dos serviços de saúde; o nível administrativo, a supervisão, a avaliação e a vigilância do processo saúde doença; pesquisas clínicas; testes terapêuticos e outros.
O que é Epidemiologia:
Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva.
Etimologicamente, “epidemiologia” significa o estudo que afeta a população (epi= sobre; demio= povo; logos= estudo).
Epidemiologia Descritiva
A epidemiologia descritiva estuda o comportamento das doenças em uma comunidade, em função de variáveis ligadas ao tempo (quando), ao espaço físico ou lugar (onde) e à pessoa (quem).
O seu objetivo é responder onde, quando e sobre quem ocorre determinado problema de saúde, fornecendo elementos importantes para se decidir quais medidas de prevenção e controle são mais indicadas, além de avaliar se