Epidemiologia
Introdução
Para melhor entendimento do processo saúde-doença serão abordados conceitos importantes para o estudo desses processos, como a definição de saúde e de doença e a importância da dor dentro do contexto cultural e como estímulo para a investigação de suas causas para o alívio do sofrimento.
É importante perceber que mesmo diante de modelos diferentes de descrição do processo saúde-doença, o foco principal deve ser o trabalho voltado para a prevenção, principalmente a prevenção primária, que está baseada na promoção e na proteção da saúde. EPIDEMIOLOGIA E O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Definindo saúde e doençaA palavra saúde é originada do latim salus, que quer dizer: o atributo principal dos inteiros, íntegros, intactos. A definição atual da para saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Portanto, qualquer situação que altere algum desses parâmetros do indivíduo ou população seráconsiderada um estado de doença. Logo, um estado pleno de saúde está cada dia mais difícil de ser atingido, visto que os indivíduos a cada dia se deparam com problemas em algum dos aspectos avaliados pela OMS.
Doença também é uma palavra derivada do latim, dolentia, derivada de dolor e dolore, que significa dor e doer. O adoecer pode estar ligado a um “mal-estar” que vem de moléstia, e indica sentimento ou percepção subjetiva do sofrimento. No entanto a dor talvez seja ao longo da história o sentimento que mais perturba e que denota um quadro de doença quando aparece como sintoma.
A dor é percebida de forma diferente por diferentes grupos sociais e culturais, que por sua vez responderão a ela à sua maneira. Essa percepção e resposta dos indivíduos à dor de forma desigual se dão tanto em si quanto nos outros, sendo o fator sociocultural uma das principais influências no modo como as pessoas comunicam sua