epidemiologia
Centro Universitário Serra dos Órgãos- UNIESO
Centro de Ciências da Saúde- CCS
Graduação em Farmácia
Docente: Fernando
Discente: Fabiano Soares da Silva
Epidemiologia
Teresópolis – Rj
2013/02
Estudo de Coorte
Estudos de coorte são estudos observacionais onde a situação dos participantes quanto á exposição de interesse determina sua seleção para o estudo, ou sua classificação após inclusão no estudo.
Assim como outros tipos de pesquisas epidemiológicas, estudos de coorte podem ser conduzidos com diversas finalidades, incluindo a avaliação da etiologia de doenças ou de sua historia natural e o estudo do impacto de fatores prognósticos , intervenções diagnosticas e terapêuticas.
Diferentes tipos de exposições podem ser estudas, incluindo exposições ambientais propriamente ditas de natureza química ou física. Em analises especificas de dados prospectivos, cada um desses fatores pode ser explorado como a exposição principal de interesse, ou como fatores que podem confundir ou modificar a associação entre a exposição principal e o desfecho.
Vários tipos de desfechos podem ser investigados, tais como a mortalidade , a incidência de doenças e as mudanças ao longo do tempo nos níveis de um marcador biológico de progressão de doença ou de aspectos comportamentais.
Em estudos de coorte, define datas de inicio e de final do seguimento dos participantes durante este intervalo são colhidas informações sobre a exposição de interesse, sobre covariáveis e sobre os desfechos. É ir que importante ressaltar que o momento da coleta, pelo investigado, das informações sobre esses eventos e características nem sempre coincide com o momento da sua ocorrência de fato os estudos de coorte são classificados em concorrentes e não concorrentes em função da relação temporal entre o inicio do estudo e a ocorrência do desfecho. Nos estudos não concorrentes tanto a exposição como desfecho já ocorreram antes do