EPIDEMIOLOGIA
EPIDEMIOLOGIA DA MULHER
GUARACIABA
SÃO MIGUEL DO OESTE
2013
EPIDEMIOLOGIA DA MULHER
GUARACIABA
Trabalho apresentado no Componente Curricular Saúde da Mulher I, sobre Epidemiologia da mulher do município de Guaraciaba, com o objetivo de obter média parcial de AI.
São Miguel do Oeste
2014
Introdução
A enfermagem é uma prática social, é a prática do cuidado e deve acompanhar o desenvolvimento científico atual, assumindo as implicações éticas adquiridas deste desenvolvimento. O profissional Enfermeiro atua comprometido com a qualidade de vida, trabalhando com a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, da família e da coletividade, adotando os princípios éticos de sua profissão, orientados pelo código de ética da mesma.
O Enfermeiro atua como integrante da equipe de saúde defendendo os princípios das políticas públicas garantindo o acesso de toda a população aos serviços de saúde, fazendo com que a comunidade participe de programas desenvolvidos e sejam atendidos de forma integral e com resolutividade sempre visando um bem comum que na Enfermagem sempre será a qualidade de vida dos nossos pacientes.
Assim sendo, trouxemos para o presente trabalho-pesquisa a realidade das mulheres do município de Guaraciaba, dando ênfase nas principais intercorrências. Observaremos do que estas mulheres estão adoecendo e vindo a falecer, quais os índices de morbidade e mortalidade, por quais motivos ocorrem o maior número de internações, qual parto é o de maior ocorrência, entre outros índices.
Entendemos que para a nossa realidade é necessário que como Enfermeiros saibamos utilizar as ferramentas disponíveis onde buscaremos tudo sobre a população onde venhamos a trabalhar. Utilizaremos os indicadores de saúde que são valores utilizados para analisar o estado de saúde de uma coletividade em determinado momento.
Assim,