Epidemiologia
Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no Brasil. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e duro em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. É também, freqüentemente, confundida com outras viroses respiratórias, como resfriados comuns, por exemplo.
A H1N1 foi uma doença PANDÊMICA. Pandemia significa uma epidemia em grandes proporções envolvendo diversos países e continentes de forma simultânea, acometendo um grande número de pessoas.
É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
É um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase. Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas degripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.( Hemaglutinina (HA) é uma glicoproteína, que tem como principal função ligar o vírus ao receptor da célula hospedeira.)
O vírus da gripe se espalha principalmente de pessoa para pessoa através da tosse e espirro de alguém contaminado. Algumas vezes, a pessoa também pode ser contaminada tocando algo que esteja com o vírus da gripe, e então tocando