Plano de negócio
Nos dias de hoje as empresas buscam cada vez mais competitividade e formas de sobreviver no mercado, pois as competições por espaço, novas tecnologias e inovações exigem empresas ágeis e flexíveis. Para isso desenvolvem-se técnicas cada vez mais avançadas para gerenciá-las e diferenciá-las.
A falta de capacitação administrativa e gerencial no planejamento que gera um desconhecimento do mercado, leva na maioria das vezes ao fracasso os novos empreendimentos. Neste contexto podemos descrever a importância de um Plano de Negócios, considerado um planejamento empresarial e estratégico por vários autores. Plano de negócios é um documento escrito, preparado pelo empresário e/ou seus sócios, que descreve as metas e os objetivos de um negócio, juntamente com os passos necessários para o alcance dos mesmos.
Preparar um Plano de Negócios é uma das coisas mais úteis que um empresário ou um empreendedor pode fazer. Pode servir tanto como um guia a ser seguido como também um instrumento utilizado para obtenção de financiamento.
Ele irá auxilia-lo a eliminar planejamentos instintivos. O planejamento sistemático que faz parte de Plano de Negócios lhe permitirá restringir os erros ao papel, ao invés de cometê-los no mercado. Ele testará a sua decisão de abrir ou ampliar o seu negócio, uma vez que a preparação de um plano abrangente de negócios exige tempo e esforço.
Deve ser lembrado que um Plano de Negócios não é o mesmo que uma proposta financeira ou uma “solicitação de empréstimo”. Esta pode ser extraída do Plano de Negócios, uma vez que compreende principalmente a parte financeira de um Plano de Negócios. Entretanto, nem todos os Planos de Negócios são destinados a servir de apoio a solicitações de empréstimos e alguns podem ser empregados apenas como planos operacionais. É neste sentido que o plano de negócio torna-se um instrumento de grande importância para qualquer empreendedor que deseja abrir seu próprio