EPIDEMIOLOGIA Completo EDITADO
1.1 Conceito Estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição dos fatores de risco e determinantes das doenças, agravos e eventos em saúde coletiva, propondo medidas de prevenção, controle ou erradicação, e fornecendo informações que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde. É uma ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (e fenômenos associados) em populações humanas.
A epidemiologia ocupa-se da frequência e do padrão de eventos de saúde em uma população.
Frequência
- Quantificação por meio de medidas
Padrão
- Tempo Quando?
- Lugar Onde?
- Pessoa Quem?
1.2 Fatores de risco
O conceito epidemiológico de risco é parte de um sistema perito, cujo conhecimento está pautado nos avanços de técnicas estatísticas, que possibilitam seu monitoramento e a definição de medidas de regulação no campo da saúde. Vários métodos e técnicas sofisticadas são utilizados para estimar a probabilidade de ocorrência de eventos de saúde e doença associados a determinadas situações de exposição. Com isso, é possível estimar os efeitos do consumo de substâncias e alimentos, dos estilos de vidas e dos comportamentos das pessoas e de grupos populacionais, para que se tenha o controle e a vigilância sobre eles.
1.3 Agentes causadores de doença
Agentes causadores de doenças são os agentes etiológicos. Etiológico é um termo usado em parasitologia para designar um organismo causador das doenças de origem parasitológicas.
Os agentes etiológicos podem ser um vírus uma bactéria ou um protozoário.
1.4 Fatores determinantes e contribuintes de uma doença Os fatores determinantes e contribuintes de uma doença podem ser endógenos ou exógenos, e são divididos em uma abordagem mais minuciosa sobre a ação destes fatores como determinantes de saúde na população
Fatores endógenos são fatores determinantes que são inerentes ao organismo e estabelecem a