EPI_EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

420 palavras 2 páginas
EPIs – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL é qualquer material utilizado por uma pessoa em seu trabalho com finalidade de proteger o mesmo de possíveis danos à sua saúde, geralmente alguns serviços possuem seu EPI especifico mais na maioria das vezes são utilizados os básicos como o capacete e os óculos de proteção.
No Brasil a utilização dos EPIs é obrigatória e responsabilidade do empregado e do empregador, a área em que se usam mais esses tipos de equipamentos são a construção civil e serviços gerais, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (órgão competente) área com mais penalidades e acidentes por falta de EPIs é a construção civil. Os Equipamentos de Proteção Individual além de essenciais à proteção do trabalhador, visando à manutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho, podem também proporcionar a redução de custos ao empregador. É o caso de empresas que desenvolvem atividades insalubres e que o nível de ruído, por exemplo, está acima dos limites de tolerância previstos na NR-15. Neste caso, a empresa deveria pagar o adicional de insalubridade de acordo com o grau de enquadramento, podendo ser de 10%, 20% ou 40%.

O uso dos EPIs tem diminuído os casos de acidentes no trabalho no Brasil de 1970 a 2008 com mais acidentes em 1996 com quase dois milhões de acidentes enquanto em 2003 com menos de 500 mil.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego não só o empregador possuem obrigações, mas como os empregados também.
Dentre as atribuições exigidas pela NR-6, cabem ao empregador as seguintes obrigações:
Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
Exigir seu uso;
Fornecer ao trabalhador somente o equipamento aprovado pelo órgão, nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado guarda e conservação;
Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado;
Responsabilizar-se

Relacionados