etica
→ Argumento de Martini a ética religiosa:
Martini busca compreender os princípios da ética, pautando-se na religião como fator fundamental para o comportamento ético. Ele questiona a Eco como pode existir um comportamento ético laico, ou seja, como pessoas que não acreditam em uma divindade podem proceder de maneira ética. Pois para ele a atitude ética necessita de uma luz e uma força divina para operar o bem.
, Eco se difere da visão de Martini, fixando a idéia de que os princípios éticos devem ser baseados no olhar para o próximo, e assim poderemos praticar o bem a ele (o próximo).
→ É possível fundamentar os princípios que regem o comportamento ético através de um olhar além de si, ou seja, acreditando em um ser divino que através de sua palavra ensina-nos os princípios da ética. Pois o homem jamais deve ser o espelho de um outro homem, partindo do princípio de que todos são falhos, e que nós necessitamos, independentemente acreditarmos em Deus ou não, nos guiarmos nos princípios de um ser perfeito como imagem e semelhança, porque os que defendem a ética laica, são incapazes de reconhecer seus próprios erros.
Também deve ser entendido que todos possuem o livre arbítrio e a ética depende da fusão de ambas visões pois a ética só pode ser formulada em um ambiente onde ambas culturas possam conviver umas com as outras independentemente de suas diferenças.