EPF veterinária
Introdução Pág.: 3
Objetivos Pág.: 4
Materiais Utilizados e Métodos Pág.: 4 - 6
Resultados e Discussões Pág.: 6
Introdução
Discrição do animal ?Anamnese ?Quadro clinico ?
Foi realizado dois métodos coproparasitológicos
O primeiro realizado foi o método de flutuação, o método de Willis que se baseia nas características de analisar ovos leves e cistos de protozoários . A primeira é a densidade, como se sabe, corpos menos densos tendem a flutuar sobre corpos mais densos em uma solução por conta de que o fenômeno de empuxo da água é mais intenso em comparação a força peso do objeto.
Sendo assim quanto menos densos os ovos forem melhor para serem encontrados através desse método, que utiliza uma solução saturada de cloreto de sódio, ou seja, com uma densidade alta, como forma de produzir um efeito de flutuação dos ovos até a superfície da solução.
Quando flutuarem esses ovos encontrarão com a face inferior do vidro de uma lâmina de microscópico, o método de Willis procura fixar ovos pouco densos em uma lâmina, através da flutuação em uma solução muito densa, para que assim possa observá-los microscopicamente, tendo homogeneizado antes a amostra fecal.
É um método de grande eficiência, e por conta da purificação facilita a observação ao microscópio. Pode ser utilizado para observar qualquer estrutura pouco densa, podendo-se fazer modificações no método de forma a deixar a solução mais ou menos densa, para que ele se torne mais específico ou abrangente. Deve-se ter o cuidado ao escolher essa solução para que ela não prejudique os ovos que se deseja observar, alterando-os morfologicamente.
O segundo método realizado foi o de sedimentação espontânea para caracterizar ovos e larvas pesados , o Método de Hoffman, Pons e Janer ou Lutz é um tipo de exame parasitológico de fezes, onde se consiste basicamente na mistura das fezes com água, onde será filtrada por uma gaze cirúrgica e deixado em repouso, formando uma