EO A1 Estrutura de dados Final
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 8° PERÍODO
Pesquisa E Ordenação Em Estrutura De Dados
ESTRUTURA DE DADOS
Augusto Cesar Bomfim
Gabriel de Brito Martelleto
Letícia Gomes de Pontes
Rio de Janeiro, abril 2015
1. INTRODUÇÃO
Computação estrutura de dados é uma maneira de organizar e armazenar os dados de forma organizada para que possam ser usadas de forma eficiente e eficaz, sendo que existem diferentes tipos de estruturas de dados e assim existindo diversos tipos de aplicações e algumas altamente especializados sendo específicos para algumas tarefas em particular.
Sabe-se que algoritmos manipulam dados. Quando estes dados estão organizados de forma coerente, caracterizam uma forma, uma estrutura de dados. A organização e os métodos para manipular essa estrutura é que lhe conferem singularidade e diminuição do espaço ocupado pela memória RAM, além de tornar o código-fonte do programa mais enxuto e simplificado. As estruturas são chamadas compostas e se dividem em homogêneas como vetores e matrizes que são conjuntos de dados formados pelos mesmos tipos de dados primitivos e as heterógenas como os registros que são tipos de dados primitivos diferentes em uma mesma estrutura.
2. IMPORTÂNCIA
A importância de uma estrutura de dados apropriada tem como vantagem a solução simples de um problema complexo, por isso o estudo sobre estruturas de dados são constantes porem existem certas estruturas que são clássicas e se comportam de maneira padronizada.
3. TIPOS
3.1. ÁRVORE BINÁRIA
É um conjunto de registros que satisfaz certas condições, os registros são chamados de nós e cada nó tem um endereço. A árvore binária pode ser definida como um conjunto finito de nós e que possui um nós próprio chamado raiz. Cada nó possui no máximo duas subárvores. As operações realizadas sobre árvore binária utilizam-se de recursividade.
3.2. ÁRVORE B
São árvores balanceadas, é uma estrutura