ENZIMAS BIOQUIMICA
Definir enzimas é muito complexo, porque já existem aquelas definições no qual, não podemos modificar o conceito, porque qualquer alteração, daríamos outro sentido nas definções existentes.
Entretanto, sabemos que, as células possuem de 2000 a 3000 enzimas diferentes em cada uma e que cada enzima exerce um tipo de atividade e função, não são iguais, as células usam a informação dos nossos genes para fabricar proteínas, a enzima é uma dessas proteínas.
Células diferentes possuem enzimas diferentes, elas possuem várias funções e amplo é o campo de suas aplicações, entretanto, o seu mais importante objetivo, é regular o metabolismo e as funções de todos organismos vivos, podemos também, encontrar enzimas em alimentos. Quando se diz que, via de regra, as enzimas são consideradas proteinas complexas, é porque elas estão presentes em todos seres vivos e em várias áreas como: biotecnologia, farmacologia, medicina humana e medicina veterinária, medicina ortomolecualr diagnósticos clinicos, biologia molecular, microbiologia, bioquímica, quimica inorgânica e quimica orgânica, cosmetologia, estética e em diversas áreas industriais -alimento, têxtil, limpeza, entre outros. Logo, enzimas são proteínas com atividade biológica e catalítica, devido ao seu poder de ativação específica e conversão de substrato em produto. As enzimas são consideradas como proteínas, mas há quem afirme que, nem todas as proteínas são enzimas. Bem temos o seguinte: enzimas são proteínas com função catalítica e as proteínas não consideradas como como enzimas, tem funções específicas estruturais, como sistemas contráteis, armazenamento, veículos de transporte, hormônios, anti-infecciosas, nutricionais etc... PROTEÍNAS: São formadas pelo encadeamento de aminoácidos , bem como também, são formadas por compostos orgânicos de alto peso molecular. Os compostos orgânicos são mais abundantes de matérias vivas, esses