enxofre
ENXOFRE.
Campo Grande, MS
12 de maio de 2015
1. INTRODUÇÃO O enxofre assim como o ferro, cobre, prata, carbono, mercúrio e ouro foram os primeiros elementos descobertos pelos alquimistas.
Por ser um não-metal, o enxofre é um bom condutor de eletricidade, quando combinados com outros elementos não metálicos formam compostos moleculares voláteis. Sua característica em seu estado normal é sua cor amarela, é um condutor ruim de calor e insolúvel em água, o enxofre é mais menos eletronegativo que o oxigênio.
Possui uma tendência em formar íons, principalmente com metais alcalinos, quando combinado com outros compostos formam os sulfetos ou sulfatos.
O enxofre é muito abundante na terra e é parte que constitui a proteína e outros compostos essenciais para os seres vivos. Possui estados de oxidação entre -2 e +6. Suas variações são geralmente encontradas na atmosfera, como o dióxido de enxofre, responsável pelas chuvas ácidas, e também o sulfeto de hidrogênio.
2. OBJETIVOS.
Demonstrar através de experimentos a formação de sais de enxofre e gases como os sulfetos. Reduzir e oxidar o enxofre e calcular o nox dos componentes para verificar se ouve oxirredução.
3. METODOLOGIA EXPERIMENTAL.
Para a segurança de todos os envolvidos os experimentos foram realizados na capela de exaustão.
1. Em um tubo de ensaio foi colocado um pouco de mistura de enxofre em pó com parafina e a mistura foi coberta com uma bucha de algodão. O tubo foi tapado com uma rolha provida de um orifício atravessado por um tubo de vidro dobrado em ângulo reto, tendo afilado a extremidade que serve de saída. Com uma chama luminosa, foi aquecido com cautela. Borbulhou-se o gás liberado em 10,0 mL água dentro de um tubo de ensaio. A solução obtida foi guardada para o próximo experimento.
2. O pH da solução aquosa de sulfeto de hidrogênio obtido no experimento anterior foi medido. Dividiu-se então a solução em cinco partes, uma delas