Envie e fique no topo da busca
WALDIMIR PIRRÓ E LONGO
Engenheiro Metalúrgico, M.E., PhD., Professor Titular, Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Subsecretário Adjunto de Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.
RESUMO
Ciência e Tecnologia percorreram, ao longo da história, caminhos a princípio distintos até tornarem-se praticamente indissociáveis e fator central do vertiginoso progresso da humanidade.
Descreve-se a evolução da ciência e tecnologia desde os primórdios da humanidade, sua crescente inter-relação, até chegarem a fazer parte das preocupações políticas e estratégicas das nações modernas.
Em seguida são feitas considerações sobre as perspectivas futuras do desenvolvimento científico e tecnológico.
_______________________
Trabalho publicado nos Anais do 90 Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) - vol. 1,42 (1989) 1.0 - INTRODUÇÃO
O cidadão comum do mundo atual, ainda que mediamente educado, tem incorporado à sua cultura a noção que a geração das modernas tecnologias depende crescentemente de conhecimentos científicos. Alguns chegam ao exagero de acreditar que tecnologia seja o termo usado para exprimir ciência aplicada, o que na realidade não é o correto, pois muitas tecnologias de sucesso ainda são geradas pelo empirismo e pela intuição. Sabato (1) costumava dar como exemplo o "container", uma das tecnologias de maior impacto no setor de transportes nas últimas décadas, cuja criação nada deveu a conhecimentos científicos, mas tão somente à intuição e ao perfeito conhecimento dos problemas relacionados com os transportes, de uma maneira geral, e aos equipamentos então em uso.
Apesar dessa ressalva, a verdade é que na atualidade, cada vez mais as tecnologias são geradas a partir de conhecimentos científicos. Expressões hoje