Envelhecimento
1.1 A Pele
Sendo composta por duas camadas, a epiderme, mais externa, composta de células epiteliais intimamente unidas caracterizada por conter cinco camadas, que se reproduzem na mais inferior sendo queratinizadas conforme se afastam até a camada mais externa na proteção. A derme, uma camada mais profunda, é composta de um tecido denso, irregular, onde são encontradas fibras colágenas, elásticas e reticulares, dividida em duas partes: a papilar, que é mais irrigada, maior produtora de colágeno e, elastina devido ao maior número de fibroblasto; e a derme reticular que confere maior resistência à pele (GUIRRO, 2002; JUNQUEIRA, 2008).
Internamente na derme, há uma perda de 2% da sua espessura em indivíduos idosos. As fibras elásticas se tornam fragmentadas e o acumulo de seu material é anormal. Já nas fibras de colágeno, ocorrem alterações na produção e desorganização, ocorrendo alterações nas glicosaminoglicanas, ressaltando que a pele idosa é avascular e acelular (BAUMANN 2004; YAAR; GILCHREST, 2011; GOMS; DAMAZIO, 2009).
1.1.1 Epiderme
A epiderme é uma camada estratificada e queratinizada, composta essencialmente de queratinocitos. Sua espessura varia aproximadamente de 0,04 a 1,5 mm, 95% das células que compõem a epiderme são queratinócitos organizados em 4 camadas que se renovam continuamente. A camada basal dos queratinocitos repousa sobre a membrana basal, mais conhecida como camada germinativa, que as células se dividem para ocorrer à renovação da epiderme. À medida que as células se separam da membrana basal e avançam para a superfície, seu corpo adquire cada vez mais filamentos de queratina, ocasionando um aumento a sua resistência mecânica. Na camada mais externa da epiderme é a camada córnea onde se encontram as células mortas (Próteses vivas de pele Humana, Radovan Borojevic; Patricia Serricella pag 16).
1.1.1.1 População Queratocítica
[escrever algo aqui]
1.1.1.1.1 Camada