ética
Acontecimentos, pessoas ou instituições que transformam paradigmas, geram tendências e influenciam a sociedade atual, merecem ser entendidos e explorados em suas diversas faces, para se compreender como e por que prevalecem como referência. Nessa perspectiva, a memória escrita, ilustrada ou falada preserva a história e deve ser valorizada porque as sociedades e as pessoas que preservam sua história se sustentam mais fortemente.
Na Enfermagem, para a formação profissional é necessário conhecer a origem do ato de cuidar de indivíduos, que garante a promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.
Esta pesquisa apresenta características qualitativas e históricas, que tem como objetivo identificar e descrever o processo histórico da enfermagem na educação, trazendo como tópicos explicativos “Desenvolvimento da Educação em Enfermagem no Brasil”, “Primeiras escolas de Enfermagem No Brasil” e “As Entidades da Classe”.
A história de escolas pode ter um viés laudatório, que nem sempre é desejável para a compreensão de sua contribuição e participação nos movimentos sociais em que se inseriu mas, ainda assim, representa rica fonte para se compreender a trajetória do grupo profissional ligado à instituição em estudo e à época em que tal instituição foi criada e se estabeleceu. Nesse sentido, vale a pena estudar as obras em que histórias desse tipo de instituição social foram tratadas para se conhecer a magnitude e a abrangência dessa linha de pesquisa em nosso meio.
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1 História da Enfermagem no Brasil
A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um grupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios. Desde o princípio da colonização foi incluída a abertura das Casas de Misericórdia, que tiveram origem em