envelhecimento
O terapeuta ocupacional é um profissional da área da saúde, com conhecimentos em várias áreas médicas e psicossociais, e que poderá ter conhecimento da arte para desenvolver diversas atividades manuais. A terapia ocupacional é profissão regulamentada com perfil, métodos, ações, intervenções e definidos atos privativos, só que, podem ser executados por terapeutas ocupacionais conforme legislação vigente. (Decreto-Lei nº 938/69, Lei nº 6.316/75; Resoluções COFFITO-8, 10 e 81).
•Público Alvo: pessoas que apresentam algum tipo de desordem físico e mental emocional/ou social(múltiplas deficiências).
•Objetivos Gerais: promoção da saúde física, mental, emocional e social do indivíduo.
•Objetos Específicos: de acordo com cada especificidade, o trabalho é em prol das dificuldades psicomotoras (esquema corporal, orientação espacial e temporal) das percepto-cognitivas (atenção, concentração, memória auditiva e visual, interesse, iniciativas, entre outros aspectos), das dificuldades de aprendizagem, das dificuldades de socialização, das desordens físicas, entre outras.
O trabalho do terapeuta ocupacional geralmente é realizado com outros profissionais de diferentes áreas, viando uma troca de experiência (interdisciplinaridade) facilitando uma melhora na qualidade de vida do indivíduo em todos os aspectos, favorecendo uma visão holística do mesmo, contribuindo para sua reabilitação biopsicossocial. •Metodologia: Triagem e avaliação dos indivíduos com os devidos encaminhamentos internos ou externos, que se fizeram necessários. • Estratégia: Atendimentos individuais, para os casos que demandem maior atenção, como exemplo os portadores de paralisia cerebral: indivíduos com dificuldades de concentração e atenção, entre outros que se fizer necessário possibilitando um acompanhamento mais individualizado, encaminhando para outros profissionais se necessário. • Projeto de estimulação