Envelhecimento Populacional
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - (Diurno)
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL - (3° Semestre)
Artigo
Aluno(a): Karen Pâmela Sales Lopes
Professora: Hayeska Costa Barroso
FORTALEZA, CE.
2012
KAREN PÂMELA SALES LOPES
Artigo
Artigo apresentado à disciplina de Desenvolvimento Capitalista e Questão Social da Universidade Estadual do Ceará, para obtenção de nota parcial.
FORTALEZA, CE.
2012
Resumo
Este trabalho busca uma compreensão do processo de envelhecimento populacional e de sua reação na sociedade que vem propiciando o surgimento de insegurança nos idosos que passam a se tornar vitimas de violência. Para isso vamos refletir sobre a visão que a sociedade tem sobre o idoso, quais atos são classificados como violência, quem na maioria das vezes é o responsável por esse ato abominável e analisar a criação do estatuto do idoso como um método na tentativa de reprimir essa violência e propiciar, assim, uma melhor qualidade de vida a essas pessoas.
Palavras-chaves: Envelhecimento Populacional; Violência; Sociedade; Estatuto do idoso.
Introdução
Atualmente é notável a tendência ao envelhecimento populacional, que ocorre em vários países inclusive no Brasil, uma vez que com o desenvolvimento das tecnologias, também na área da medicina, tornou-se possível uma melhor condição de vida, contribuindo, assim, para o controle do número de nascimentos e no aumento da população idosa. Segundo dados do IBGE referente ao ano de 2010, p. 191:
No Brasil, o ritmo de crescimento da população idosa tem sido sistemático e consistente. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2009, o País contava com uma população de cerca de 21 milhões de pessoas de 60 anos ou mais de idade. Com uma taxa de fecundidade abaixo do nível de reposição