Entropia
Desigualdade de Clausius: δQT≤0=Para sistemas Reversíveis<Para sistemas Irreversíveis
Essa integral pode ser interpretada como: “a soma de todas as quantidades de calor trasferido, dividido pela temperatura da fronteira do sistema”.
Uma quantidade cuja integral cicla é zero δQT tem de ser uma propriedade termodinâmica(variação é zero em processos cíclicos).
A Entropia (S) é uma propriedade extensiva, sendo conhecida como entropia total do sistema.
A Entropia por unidade de massa (s) é uma propriedade intensiva com unidae de kJ;kg.K
A Variação de entropia em um dado processo (1-2) é dado como:
Transferencia de calor isotérmica internamente reversível:
Que se reduz a: onde T é a temperatura constante e Q é o calor transferido para o sistema num processo internamente reversível. * Receber calor aumenta a entropia * Perder calor diminui a entropia
Essa equação é particularmente útil para determinar variações de entropia de reservatórios térmicos que podem absorver ou fornecer calor a temperatura constante.
O principio de aumento da entropia:
Podemos admitir que: S2-S1≥12δQT ou seja:dS≥δQT onde a igualdade ocorre em processos internamente reversíveis e a desigualdade nos processos irreversíveis.
Com isso vimos concluímos que: a “variação de entropia” de um sistema fechado durante um processo irreversível é SEMPRE maior que a “transferência de entropia”. Ou seja, num processo irreversível alguma entropia é criada ou gerada, e essa geração se deve a presença de irreversibilidades.
Se não existir transferência de entropia, podemos ver claramente que a variação de entropia é igual a geração de entropia.
Principio do aumento de entropia:
No caso de um sistema isolado, podemos dizer que a variação de entropia é maior ou igual a zero.
“A entropia de um sistema isolado, ou se mantém constante(em processos reversíveis) ou aumenta em