Entrevista
Panificador.
1. Como surgiu o seu negócio?
Meu pai morava em Caçapava (interior de Sp), onde montou um pequeno negócio de Panificadora. E entregava os pães de carroça. Depois de alguns anos me mudei para São Paulo – SP e montamos uma padaria na lapa, que esta aberta por 20 anos.
2. Procurou orientação antes de abrir seu negócio?
Não, confiei na experiência adquirida anteriormente com o meu pai, mesmo porque ele ainda é vivo e sempre me orienta no que é preciso.
3. Você possuía experiência anterior?
Sim. Trabalhei com o meu pai desde os 10 anos de idade.
4. Qual o diferencial que você deseja que os clientes percebam o seu negócio?
Gostava de mostrar a arte de fazer pães, com mercadorias diferenciadas, como um pão chamado “CATARINA” que era conhecido com recheio doce, simplesmente divino. Logo começamos a fazer salgados também que modesta parte é muito bom. E sempre gostei de produzir produtos diferentes e com qualidade.
5. Quais os principais fatores utilizados para atrair clientes?
Sempre distribuíamos panfletos pela vizinhança. Gostávamos de chamar atenção dos clientes com diversas promoções, além de confecção de banners com fotos, nomes e preços das mercadorias. E hoje tenho uma revista que é distribuída na região da lapa.
6. Como você verifica o grau de satisfação dos seus clientes?
Pela qualidade dos produtos que comercializo. Tenho grandes clientes que sirvo café da manhã, como Souza Cruz, Bradesco e entre outras. E ainda tenho os clientes que freqüentam a minha padaria todos os dias para tomar café e almoçar.
7. Fez algum curso antes de abrir seu negócio?
Não.
8. Quais as principais características que um empresário deve ter para ser bem sucedido?
Bom, não sei ao certo. Mas acho que acreditar naquilo que se faz, ter sonhos e ir em busca da