entrevista cm um eletricista
R;Paulo dos santos 2) Quantos anos de profissão ?
R;15 anos
3) O senhor já tomou choque? Como foi?
R”. Sim, já tomei choque, foi na hora que peguei num fio com corrente 110V. Levei um susto e retirei minha mão imediatamente, ou ainda, estava segurando um fio com corrente desligado e ligaram o "disjuntor", e levei um choque, porque soltei instantaneamente .
4) Saberia me explicar o que é o choque?
R; Choque é a corrente que passa por fios, e se você pegar no fio descascado e houver corrente, e estar encostado numa parede, ou descalço no chão, ou ainda, estiver de sapato e tomou chuva e está todo encharcado, o sentirá um tremor, e um tipo de empurrão, ainda se segurar firme, sua mão vibrará, e se estiver apertando nos dedos, sua mão ficará marcada por uma queimadura.
5) -Um sapato de borracha pode nos proteger de tomar um choque? Em que circunstâncias? Por quê?
R; Sim, um sapato de borracha que esteja seco, e não furado, o protegerá de levar um choque, porque a borracha é um material isolante, porém se você está com o sapato de borracha e por a outra mão numa parede nua, levará choque sim.
6) Quando uma pessoa toma um choque, ela pode sofrer algum tipo de dano permanente?Qual? Por quê?
R; Depende muito do choque. Esses choques caseiros raramente dão conseqüências, porque a amperagem é relativamente baixo e a pessoa solta na hora. Existem pessoa que tem doenças que são afetadas por choque, tipo marca passo, ou então se estiver num local de alta tensão, e levar um choque, a pessoa ficará "grudada" onde colocou a mão, e haverá lesão que fatalmente levará à morte.
Se desligarem a chave logo, poderá ter danos, e poderá afetas membros e até o cérebro. A amperagem