ENTRE OS MUROS DA ESCOLA 1
ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
MANOELINO PEDRO DE CARVALHO FILHO
RA. 1175169
PEDAGOGIA
IGARAÇU DO TIETÊ - SP
2015
1. Introdução
Este relatório tem como objetivo analisar, as peculiaridades do Inicio das atividades anuais de uma escola da periferia de Paris. Uma escola oficial e de ensino curricular francesa, que reflete todos os problemas de uma sociedade francesa com os seus imigrantes, oriundos das colônias francesas, misturando descendentes africanos, asiáticos e oriente médio. Tudo isso aliado a tentativas de professores de autenticidade francesa, tentando ensinar. O relato abaixo analisa e reflete as várias fases deste aprendizado docente e discente, planejamento, punições escolares e avaliações do corpo docente da escola francesa, mais a conclusão pessoal do autor deste trabalho.
2. Entre os muros da escola.
O inicio do filme mostra a enorme dificuldade do para se tiver o domínio de uma sala de aula, mesmo com os professores se reunindo e passando informações uma para outro sobre o perfil dos alunos, sobre quais as questões comportamentais desde as mais acentuadas e graves até os problemas mais leves, que também geram dificuldades e problemas para o professor e para o andamento dos trabalhos na sala de aula.
O primeiro dia de aula do Professor Marim é de desestimular qualquer docente experiente, os alunos usam argumentos chulos, para não permitirem a evolução da aula do professor, qualquer palavra dita na sala de aula é motivo para que as perguntas e as participações indevidas tenha espaço. Lembrando ainda que a entrada dos alunos na sala de aula é toda tumultuada, acarreta numa demora imensa do professor primeiro para conseguir a atenção da sala, depois mais um pouco de tempo para explicar para os alunos a importância da atenção de todos, depois para explicar a relação professor aluno. Dá-se a impressão que os alunos estão treinados para atrapalhar a aula do professor, apesar de que na verdade eles não têm o