Entrada de mercadorias sap
1º Passo:
VL41 ( entrada de mercadoria global )
Preencher:
• Número do pedido do fornecedor ( quando tem apenas um pedido) • Se não tiver o numero do pedido coloque o numero do fornecedor • Centro (enter)
Ao dar enter aparecerá a seguinte tela:
Nesta tela colocar o número da NF no campo “nº nota de remessa”.
Clicar em “Processar, marcar tudo”. Neste momento todos os itens ficarão destacados em azul, pegue a NF e venha confrontando com a tela, item por item, a medida que os itens vão sendo localizados na nota, devem ser desmarcados na tela. No final apenas os itens que NÃO constam na nota é que ficarão marcados de azul na tela – neste momento clique em “Processar, eliminar”. ATENÇÃO: a quantidade que tem que estar exatamente igual a que está na nota, estando menor pode ser ajustada, se estiver maior e aparecer a mensagem “qtd. EM acumulada global ... cx é maior do que a qtd. do pedido”, pedir para o comprador ajustar ou fazer um pedido complementar, neste caso não salve até o OK de compras, sempre atentando para as embalagens múltiplas. Não libere caminhão até que compras aprove todas as divergências que existem entre o pedido e a nota.
Atenção: Gerar uma EM Global para cada NF.
Ao salvar o sistema retorna para a primeira tela, informando lá em baixo, no rodapé, o número da VL41, este número tem que ser anotado no carimbo. Para salvar basta clicar no “disquete” na parte superior da tela.
Obs1.: Pode ocorrer de não haver pedido integral ou parcial para alguns itens, neste caso COMPRAS deverá decidir se a carga poderá ser recebida ou não, criando ou complementando o pedido para o processo continuar. É importante confrontar todos os produtos da NF com o pedido, evitando o recebimento indevido de produtos sem cadastro, NENHUM PRODUTO PODE SER RECEBIDO SEM CADASTRO, outro erro que deve ser pego neste confronto, é o chamado