entidades representativas
Gisele Nascimento¹
CFESS
É o Conselho Federal de Serviço Social. Tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de Assistente Social no Brasil. Além de suas atribuições a entidade vem promovendo, nos últimos 30 anos ações politica para a construção de um projeto democrático, anticapitalista e em defesa dos interesses da classe trabalhadora.
A criação e funcionamento dos conselhos de fiscalização das profissões tem origem nos anos 50 quando o estado regulamenta profissões e ofícios considerados legais.
CRESS É o Conselho Regional de Serviço Social, constitui uma entidade de personalidade jurídica de direito público com jurisdição no estado do RS e tem como objetivo disciplinar, orientar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de Assistente Social (os mesmos objetivos do CFESS ). As competências do CRESS estão no artigo 7° e 10° da Lei de Regulamentação do Profissional:
Fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de Assistente Social em sua respectiva região.
Zelar pelo cumprimento do Código de Ética Profissional.
Aplicar sanções previstas no Código de Ética e Leis de Regulamentação.
A Lei Federal que deu origem ai CRESS também lhe deu poderes específicos que são exercidos através do poder:
EXECUTIVO: diretoria administrativa se compromete e zela pelo patrimônio.
LEGISLATIVO: elabora sua propias normas, de forma a garantir suas funções.
JUDICIÁRIA: tem o poder de processar, julgar e aplicar sanções quando forem violadas as normas e princípios éticos da profissão.
Universidade de Santa Cruz do Sul, Departamento de Ciências Humanas, Curso de Serviço Social, Disciplina de Introdução ao Serviço Social, 1° semestre, Professora Maira Meira Pinto, e mail: gisaasn@hotmail.com
ABEPSS
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social foi criada 10 de outubro de 1946. Com sede atual em Recife, porque é uma