ENTENDIMENTO SOBRE GASOMETRIA ARTERIAL
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
Jaciara Pinheiro de Souza
ENTENDIMENTO SOBRE GASOMETRIA ARTERIAL
Dissertação apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial no IX período, na disciplina Estagio Supervisionado II, sob a orientação do professor Luan Cardozo.
Paripiranga
2014
ENTENDIMENTO SOBRE GASOMETRIA ARTERIAL
A gasometria arterial é um procedimento realizado através da punção arterial, almejando mensurar os níveis de potencial de hidrogênio, níveis de oxigênio e de gás carbônico, além de bicarbonato e entre outros fatores. Objetivando avaliar o estado de oxigenação/ventilação e condições ácida-básica (TIMBY, 2005).
Pela complexidade do assunto, será discorrido ao longo do texto alguns aspectos fisiológicos e químicos sobre ventilação, respiração celular e tampão sanguíneo, envolvidos nos valores do resultado da gasometria arterial.
Dessarte, é imprescindível destacar que na pequena circulação é gerado dois dados pressóricos, um do oxigênio e o outro do gás carbônico, constatado na gasometria arterial, através do processo passivo de difusão que compõe a hematose. Estes dados são gerados através da pressão que o Co2 faz na medida que sai da artéria pulmonar (capilares alveolares) para os alvéolos, tal pressão é representada pela denominação Pressão Parcial de Gás Carbônico (PaCo2), variando entre os parâmetros normais de 32 a 45 mmHg. Enquanto que no transporte de O2 do alvéolo para o capilar alveolar e posteriormente veia pulmonar, a pressão exercida é denominada de Pressão Parcial de O2 (PaO2), estando entre o parâmetro normais entre 75 a 1000 mmHg (MELLO AIRES, 2008; GUYTON, 2011; SILVERTHORN, 2010).