EntendendodeEstol

2114 palavras 9 páginas
1

Características do estol nas asas das aeronaves.
Fabio Augusto Alvarez Biasi
Aluno de gestão da Produção Industrial.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo oibaf_biasi@hotmail.com Resumo
O presente artigo será uma breve explanação sobre estol em aeronaves, abordando desde os conceitos básicos informativos do que é o estol, velocidade de estol nas aeronaves, propagação do estol em perfis de asas diferentes, possíveis meios de evitar ou diminuir o estol na asa com o auxilio de implementos, e curiosidades como por exemplo a maneira de lidar com um avião quando em situação estol em ângulo crítico, com sua recuperação de vôo.
Palavras-chave
Estol, perda de sustentação, CLmax.
1 – Introdução - O que é o estol
O estol em uma aeronave é conhecido também como perda de sustentação, e está diretamente ligado ao ângulo de ataque máximo e ao coeficiente de sustentação máximo da asa (CLmax). Como se pode observar na curva característica CL versus α, o aumento do ângulo de ataque proporciona um aumento do coeficiente de sustentação, porém esse aumento de CL não ocorre indefinidamente, ou seja, existe um limite máximo para o valor do coeficiente de sustentação de uma asa.

Figura 1 – Variação do coeficiente de sustentação em função do ângulo de ataque.
O gráfico da Figura 1 mostra a curva CL versus α, onde no ponto de sustentação

máxima ocorre o estol, que também é conhecido como ângulo de sustentação máxima ou ângulo de perda.
Atingido este limite, ocorre o descolamento do fluxo de ar da parte superior da asa, gerado pelo gradiente adverso de pressão. Conforme o ângulo de ataque aumenta, o gradiente de pressão adverso também aumenta, e para um determinado valor de α, ocorre a separação do escoamento no extradorso da asa de maneira repentina.
Quando o descolamento ocorre, o coeficiente de sustentação decresce drasticamente e o coeficiente de arrasto aumenta rapidamente.

Figura 2 – Influência do aumento do ângulo de ataque no escoamento.
A Figura 2

Relacionados