Entendendo a orientação a objetos
Alan Paulo Zanatta¹, Fernando Rodrigues Cristan¹
1UNIPAR – Universidade Paranaense
Cianorte – PR – Brasil
Alanpaulozanatta@hotmail.com, fernandinhotataluga@gmail.com
Resumo. Este artigo irá apresentar uma visão sobre o que existe na orientação a objetos. O objetivo principal é apresentar as características OO (também conhecida como Orientação a Objetos). Descrevemos brevemente cada propriedade, explicando os conceitos e meios dessa forma de programação.
Abstract. This article will present an overview about object orientation. The main objective is to present the OO (also known as object orientation) characteristics. We briefly describe each property, explaining the concepts and means of this programming form.
1. Conceito Inicial de objetos
Um dos primeiros conceitos que se deve saber em OO é sobre objetos. Tudo no mundo é algo, uma coisa, um objeto, que possui outros objetos e cada um possui comportamento(s) e atributo(s); Uma Casa é um objeto que possui outros objetos, como paredes, portas, e possivelmente pessoas e um dos seus comportamentos (métodos) é abrigar pessoas, guardas coisas etc. Se você pensar em uma casa, irá pensar em uma simples casa, sem seus atributos e métodos, assim esse exemplo é um objeto abstrato ou seja, sem especificações das suas características e comportamentos.
Uma casa de cor vermelha, com n m², onde uma família reside, é uma instância (atributos e comportamentos específicos) do objeto abstrato casa.
[pic]
Figura 1. Um objeto árvore, sem seus atributos (abstrata), e as outras árvores com atributos (instância), como nome, tamanho e forma.
[pic]
Figura 2. Uma sala com vários objetos, cada um com seus atributos e comportamentos.
2. Classes
Uma classe serve para classificar os objetos definindo seus comportamentos e atributos, podendo fazer com que cada objeto herde esses atributos através dela. Classe é uma abstração mental