Entendendo a Gestão da Qualidade
Qualidade é um conceito dinâmico, ou seja, é uma noção que trabalha com referenciais que mudam ao longo do tempo, as vezes de forma bastante acentuada.
Qualidade é também um termo de domínio público. Por causa de seu uso comum, com frequência ela é intendida de forma incorreta.
A Gestão da Qualidade deve ter uma visão abrangente do mercado, evitando concentrar seuas ações que enfatizam um único item do produto ou do serviço, o qual pode ser crucial na decisão do cliente na hora de comprar.
Os conceitos estratégicos mais relevantes para a qualidade são a multiplicidade (ter vantagens estratégicas) e evolução (manter vantagens estratégicas).
A cultura da qualidade é uma noção prioritária da Gestão da Qualidade, pois transforma a qualidade em um valor.
O conceito de qualidade mais aceito é o de adequação ao uso.
O elemento básico da Gestao da Qualidade Total é o planejamento. Esse modelo gerencial tem características próprias.
A Gestão da Qualidade no processo centra sua atenção no processo produtivo, partindo do pressuposto segundo o qual a qualidade deve ser gerada com base exatamente nas operações do processo produtivo. A meta é enfatizar as causas dos defeitos e não somente os defeitos de ações do processo no produto.
A Gestão da Qualidade no processo é definida como o direcionamento de todas as ações do processo produtivo para o pleno atendimento do cliente (adequação ao uso).
Para viabilizar a Gestão da Qualidade no processo envolve a implantação de atividades agrupadas em três etapas: a eliminação das perdas (garante um produto em condições de ser efetivamente utilizado) ; a eliminação das causas das perdas (garante-se maior confiabilidade ao produto ou serviço) ; e a otimização do processo (garante-se um produto ou serviço com a máxima eficiência).
2. CONCEITOS DA GESTÃO DA QUALIDADE
Há três conjuntos básicos de abordagem conceitual da qualidade: o modelo ampliado de adequação ao uso; o