Entenda a Síria
A Síria é um país no Oriente Médio. Com cerca de 185 mil km² de área, tem 3/4 do tamanho do Estado de São Paulo, mas pouco mais da metade da população — 22 milhões. O país faz fronteira com o Líbano e o Mar Mediterrâneo a oeste, Israel no sudoeste, Jordânia no sul, Iraque a leste, e Turquia no norte. É um país muito diversificado, tanto étnica quanto religiosamente, mas a maioria dos sírios são da etnia árabe e seguem o ramo sunita do Islã, assim como na Arábia Saudita e no Egito (o país também tem em suas minorias muçulmanos xiitas e alauítas, além de cristãos).
Em sua história, estão os fenícios, civilização mercantil que promoveu grandes navegações ao redor da África e que também inventou o conceito do alfabeto. Integrou o Império Otomano de 1516 a 1918 — depois do final da I Guerra Mundial, foi dividida em duas partes: uma sob comando da França, que compreendia Síria e o atual Líbano, e outra, sob comando britânico, composta por Palestina, Transjordânia (que atualmente compreende Israel e Jordânia) e Iraque. O país conseguiu a independência em 1964. Depois de numerosos golpes militares e um conflito com Israel em 1948, em 1964 proclamou-se a República Popular da Síria, sob o comando do Partido Baath, socialista e nacionalista. De 1971 até 2000, o país foi liderado pelo alauíta Hafez al-Assad. Depois de sua morte, a presidência foi transmitida a seu filho, Bashar.
Início do Conflito
A Primavera Árabe de 2011 no Egito e na Tunísia inspirou os sírios a tomarem as ruas, em março de 2011, em protestos contra o regime de Bashar al-Assad. Os sírios expuseram seu descontentamento com o processo político estagnado e pediam uma reforma democrática. Os protestos não foram bem aceitos pelo governo, que respondeu com medidas extremas. Manifestantes foram sequestrados, torturados e mortos. As tropas do governo começaram a abrir fogo contra civis, que disparavam de volta.
Nisso, forças rebeldes formadas por civis