Ensino único de ensino
O significado de sistema vai além de um conjunto de escolas e o órgão administrador que as comanda. A organização da educação escolar nacional faz-se pelas esferas administrativas, ou seja, pela união, pelos estados e distrito federal e pelos municípios. Um sistema supõe então, um conjunto de elemento, de unidades relacionadas, que são coordenadas entre si e constitui um todo.
Essa característica presume a existência de tensões e de conflitos entre os elementos integrantes. Desta forma as escolas não perderam suas características particulares inerentes as várias regiões do país, apesar de se estruturarem em conjuntos de organização de ensino.
Um sistema de ensino se forma de unidade constituída por idéias e elementos materiais organizados entre si, este sistema de ensino por sua vez articula-se com outros sistemas existentes na sociedade tais como o sistema político, sistema econômico, sistema cultural, sistema religioso, etc.
Segundo Saviani, não existe um sistema nacional de ensino no Brasil, em razão da falta de articulação entre os vários sistemas de ensino existentes nas esferas administrativas.
Por outro lado o governo Dilma, tentou com a criação de sue plano educacional a criação de um Sistema Nacional Articulado de Educação, de forma que estados, sociedades e esferas administrativas, atuem de maneira organizada, autônoma, permanente, democrática e participativa.
Então podemos dizer que há dependência e subordinações do ensino municipal e estadual para com o federal. O MEC, preocupado com as estatísticas de uma política exterior, procura incluir métodos internacionais que nem sempre dão resultados diante da realidade do ensino brasileiro. Ou seja,