ensino a distancia
Este índice a mostra a parte do capital de giro, investida na armazenagem, e, portanto, sua importância relativa face a empresa.
Um critério prático para avaliar a situação atual de um armazém dentro de uma empresa é avaliar os custos reais e totais da armazenagem, incluindo os decorrentes de um possível erro, e relaciona-los com o valor médio do material estocado.
A parcela do capital de giro aplicada na estocagem varia muito de empresa para empresa e segundo suas dimensões, não sendo raros os casos que a aplicação deste ultrapassa 50%. E podemos chegar a 80% do capital investido, sem considerar estas situações como anormais, mais sim decorrentes de certas particularidades.
O custo anual de armazenagem é muito variável, devendo ser consideradas, no entanto, como limites aceitáveis, as variações entre 10% a 15% e até mesmo as de 20% do valor estimado, em condições especiais de proteção e segurança do armazém.
Em contraste com o transporte, a armazenagem acontece, em primeiro lugar, nos pontos modais da rede de distribuição. A armazenagem é pouco mais do que a movimentação a zero quilômetro por hora!
A armazenagem e sua importância
O processo de armazenagem esta se tornando verdadeiramente complexo; são necessários estudos neste campo para aumentar a produtividade da superfície e do espaço e melhorar o aproveitamento do armazém.
Os vários fatores a seguir mostram a necessidade da armazenagem:
1. Necessidade de compensação das diversas fases da produção ;
2. Equilíbrio sazonal, pela dependência em que se encontram a fase de aquisição e a de armazenagem;
3. Garantia de continuidade da produção, é essencial regular a montagem dos produtos;
4. Custos e especulação convêm aguardar uma oportunidade de obtenção de