Ensino a distancia
A educação a distancia mostra-se em constante evolução, pois surge como solução a uma sociedade caracterizada por elevados níveis de competitividade, em que o tempo é um fator crítico no desenvolvimento dos indivíduos e das instituições e a formação permanente uma necessidade premente. Sua utilização deve-se também a forma de aprendizagem de baixo custo, rápida, eficaz e de fácil acesso, tornando-se necessária nos dias atuais.
Basicamente, o ensino a distancia ou “e-learning”, é uma forma de ensinar através de dispositivos eletrônicos e multimídia que, dependendo da sua sofisticação, fornecem uma independência de espaço e/ou tempo.
O potencial educativo da web nos possibilita o ciberespaço da formação. Onde atualmente, a grande maioria de estabelecimentos de ensino, assim como o setor empresarial de formação e governamental reconhecem a importância deste na formação e na educação, dado o seu potencial educativo e interativo.
Por ser uma área em constante mutação, a educação a distancia divide-se em variações. Hoje temos educação presencial, semipresencial ou b-learning e a m-learning, outro termo que vem ganhando evidencia neste âmbito.
Tais modalidades de ensino trazem tanto vantagens como desvantagens, dando como exemplo positivo: a flexibilidade no acesso aos conteúdos, a possibilidade de interatividade em tempo real, a possibilidade de acesso em qualquer lugar do mundo, a rapidez na comunicação, etc. ademais, os negativos são: a falta do contato humano, a necessidade de equipamentos para aceder aos recursos, possíveis problemas de acesso ao sistema, dentre