Burocracia
Rosiellen R. Barbosa, Silvana C. Ungria, Simone da Silva¹, Damiana Guedes da Silva ²
1. Acadêmicas do 4º período de Enfermagem/FAEMA, sinvanda15@hotmail.com
2. Professora Orientadora. Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva Adulto/Idoso e Gestão em Enfermagem, Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem GHC/CNPQ/RS. Docente FAEMA.
INTRODUÇÃO
A enfermeira Wanda de Aguiar Horta foi à primeira a desenvolver uma teoria no Brasil na área de enfermagem, intitulada Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) no ano de 1979. Esta teoria é baseada nas necessidades psicobiológicas, psicossocial e psicoespirituais, que enfocava o ser humano integral, em busca de equilíbrio biopsico-sócio-espiritual. A teoria NHB de Horta é a mais conhecida e utilizada em nosso país. Outras teóricas brasileiras também fizeram a sua contribuição como a Teoria Sócio-humanista de Beatriz Beduschi Capella e Maria Tereza Leopardi (1999), que tem como foco central a valorização do sujeito (doente e trabalhador) e a valorização do trabalho. As teorias de enfermagem auxiliam na compressão da realidade, favorecendo a reflexão e a sendo crítico, visando à produção de mudança, inovações e transformações, em nível pessoal, profissional e institucional, atendendo o ser humano como um todo e não somente à sua doença ou desequilíbrio, para que o processo de enfermagem se torne individualizado e humanizado. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a importância das Teorias de Necessidades Humanas Básicas e Sócio-humanista para a enfermagem.
MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se de uma revisão de literatura descritiva, exploratória e quantitativa, realizada durante a disciplina de Teoria e Processos em Enfermagem no 4º período. Onde os dados foram obtidos na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS),