ensino superior e o mercado de trabalho
O Ensino Superior e a Perspectiva de Emprego
RESUMO
Influência da graduação em um ensino superior na busca por emprego. A análise, características e necessidades do mercado de trabalho, baseando-se em diversas doutrinas e discutindo-se o papel do diploma de graduação superior na obtenção de emprego.
Palavras-chave: mercado de trabalho, graduação, ensino superior, emprego.
INTRODUÇÃO
A importância do Ensino Superior no Mercado de Trabalho é indiscutível, principalmente quando se visa melhores salários e possibilidade de ascensão profissional. Tem-se como objetivo desse paper construir uma base de raciocínio perpetrada nas necessidades do Mercado Empregatício frente ao preparo dos recém-formados para concorrer a tais vagas e questionar o seguinte tema: “O diploma de graduação em Ensino Superior é garantia de emprego?”
Este relevante objeto de estudo será abordado com características e necessidades do mercado atual, do papel da Instituição de Ensino Superior na formação de profissionais e do papel do diploma de graduação como requisito empregatício.
1. As Necessidades do Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho encontra-se em constante desenvolvimento, mudando de tempos em tempos o perfil do empregado a ser contratado. A simples obtenção de um diploma de ensino superior deixou de ser requisito suficiente para impetrar no mundo empregatício.
É claro que o referido diploma tem seu papel na formação do profissional, tanto na empregabilidade quanto na sua evolução, como assinala o estudo “A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho” realizado pela SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo). Para os que já estão empregados o reflexo é maior, pois significa reconhecimento da empresa que visa manter o funcionário que já conhece seu funcionamento, podendo haver aumento salarial e mudança de cargo.
Contudo,