analise de veiculos
Comissão Especial para Análise de Processos de Veículos Clonados
MANUAL DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
DE ANÁLISE DE VEÍCULOS COM SUSPEITA
DE CLONAGEM
Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba – DETRAN
Comissão Especial para Análise de Processos de Veículos Clonados
1. O QUE É A CLONAGEM DE VEÍCULOS?
O fenômeno da clonagem de veículos vem ganhando grandes proporções e gerando aborrecimentos as vítimas lesadas pela prática deste ato, que consiste em alterações de elementos identificadores do veículo através da utilização indevida de dados, elementos e características do veículo original cuja propriedade é da pessoa lesada. A clonagem de veículos é um dos crimes que mais cresce no país, segundo as autoridades policiais.
O automóvel clonado passa por modificações no chassi, número de motor, placas, entre outras, transformando-se em um veículo regular, com documentos aparentemente legais. Normalmente se descobre que o carro está clonado quando o real proprietário recebe a multa de uma infração que não cometeu. Diante disto, além dos gastos com as infrações não cometidas, muitos prejuízos começam a surgir, pois as vítimas da clonagem acumulam pontos em suas carteiras de habilitação, o que pode levar à suspensão ou até mesmo à cassação do documento.
A clonagem geralmente ocorre quando os fraudadores copiam a placa de um carro que tem as mesmas características (mesma cor, modelo e ano) de outro veículo que esteja em sua posse. Com a placa clonada, os criminosos podem trafegar pelas ruas sem se preocupar com as infrações cometidas, como excesso de velocidade e, em algumas cidades, desrespeito ao rodízio.
Ademais, alguns clones são feitos para possibilitar a revenda de carros roubados, que têm o chassi remarcado e os documentos falsificados. Depois das alterações, os veículos são vendidos para outro motorista, muitas vezes através de feirões.
Existem ainda casos de motoristas que