Ensino religioso problematizado
A questão a ser abordado com os alunos é o conceito de Deus na filosofia, sociologia e na teologia filosófica no pensamento oriental e ocidental. A filosofia, a sociologia e a teologia ocuparam-se de temas desta índole, como o conceito: da existência e não existência de Deus.
2. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
O tema escolhido visa proporcionar ao aluno a oportunidade de conhecer outros conceitos sobre Deus, debater e tentar compreender a partir da perspectiva antropológica, filosófica, sociológica e teológica a abordagem do conceito de Deus na cultura ocidental . Assim como confronta-los com experiências e conceitos pessoais dos alunos com o ser transcendente. Nessa circunstância, os pensadores cristãos e não cristãos, tiveram que recorrer a formulação de conceitos, que se destinava justamente a criar um espaço de debates. Conceitos dos pensamentos Gregos, Orientais e propriamente conceitos cristãos estão nessa linha. Nos tempos modernos, pensadores denominados ateus como Sartre e Garaudy fizeram o contraponto tradição clássica e cristã para reafirmar uma nova forma de refletir o conceito de Deus.
3. ARGUMENTOS PARA DISCUSÃO
A religião em suas variadas formas de manifestação engloba diferentes campos nas ciências sociais, como, a antropologia, a filosofia, a teologia e a sociologia, que constituem campos de pesquisas privilegiadas para esclarecer e aprofundar sobre o conceito de Deus. No entanto, os diferentes conceitos de Deus, elaborados pelas ciências sociais não chegou a um consenso na busca de uma aproximação com o transcendente. Para enfrentarmos as pluralidades de analises de conceitos sobre Deus nas ciências sociais, propomos aos alunos a partir de diversos conceitos e formas de reflexão sobre o conceito de Deus, uma reflexão racional, a partir do qual deverá exprimir seus próprios conceitos existenciais, compreendendo que o ser humano na sua dinamicidade é capaz de desenvolver e aperfeiçoar conforme sua