Ensino Médio Inovador
Proposições Curriculares
RESUMO
O Presente Paper tem por objeto observar a introdução de um método de ensino inovador e estimulante no Ensino Médio das Redes Estaduais de Ensino. Através da introdução do Ensino Médio Inovador (ProEMI) as instituições de ensino são instigadas a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.
Palavras-chave: Ensino Médio Inovador, Atividades integradoras, qualidade da educação. 1 INTRODUÇÃO
Criado pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, o Programa Ensino Médio
Inovador- ProEMI, é uma estratégia do Governo Federal que através das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, busca introduzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio na perspectiva da Educação Integral.
Referido Programa busca ampliar o tempo dos estudantes na escola (educação integral) e a diversidade de práticas pedagógicas, através do fortalecimento do que já existe como proposta escolar, bem como da incorporação de novas propostas curriculares nas escolas de ensino médio.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a
partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação
Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
(MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ensino Médio Inovador, 2013)
Dessa maneira, o processo de aprendizagem torna-se mais atraente, dinâmico e reparador, ao passo que busca atender às necessidades e expectativas em prol da equidade social e racial na educação.
No Estado de Santa