ensino de moda
As orientações para o ensino superior de Moda no Brasil são bacharelados generalistas ou cursos tecnológicos específicos. A carga horária mínima recomendada para os cursos são de 2.400 horas e 1.600 horas, respectivamente.
Cada vez mais conhecimentos e práticas do campo do design passaram a conviver com as do campo da moda e com a própria cultura do design. Aspectos socioculturais e simbólicos tem permeado a cultura de ensino de moda no Brasil. Certamente este é um movimento necessário para a criação de uma identidade nacional forte e consequentemente, a internacionalização do design e da moda brasileiros.
Ações de promoção
Seguindo a mesma linha do Ciência sem Fronteiras o Ministério da Cultura (Minc) anunciou a criação do programa Cultura sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo no exterior para alunos da área de Humanas e abrange a área de design e de moda. A feliz iniciativa é uma parceria entre os ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e da Educação.
Também são bem-vindas Iniciativas como a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo de São Paulo que já organiza a sexta edição do Concurso de Moda Inclusiva. O projeto tem incentivado estudantes e profissionais de moda a criarem soluções no vestuário para facilitar o cotidiano de pessoas com