Ensaios
TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL
SISTEMAS DE CONTROLE
FERNANDO DE ALMEIDA BARBOSA RA:30040416
ATPS DE SISTEMAS DE CONTROLE: simulação de um sistema de controle de velocidade com realimentação para motor cc
Santo André – SP
2013
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE CONTROLE
Sistemas de Controle são mais antigos do que a humanidade. Eles estão presentes na natureza e vem sendo também construídos desde os primeiros habitantes do nosso planeta.
Uma interessante história dos trabalhos em controle automático foi escrita por Mayr em 1970. Ele traça o controle de mecanismos da antiguidade e descreve alguns dos primeiros exemplos. Um dos mecanismos inventados na antiguidade é o controle de nível de um líquido que ainda é usado para o controle de nível com uma válvula flutuante similar as usadas em descargas sanitárias.
Cornellis Drebbel (1620), inventou um regulador para manter constante a temperatura de uma câmara – incubadora de frangos e estufa de uso geral.
A teoria de sistemas de controle começou a ser formalizada na segunda metade do século XIX. Até então os sistemas de controle automático eram desenvolvidos através da intuição e invenção. Maxwell (1868) publicou um artigo analisando o comportamento dinâmico dos sistemas de controle Modelagem dos sistemas através de equações diferenciais → Análise da instabilidade (sistemas de terceira ordem).
Controle Clássico: os métodos baseados principalmente na resposta em freqüência e lugar geométrico das raízes correspondem a base da teoria de controle clássica.
Final da década de 50 a atenção é focada para projetos de sistemas que fossem ótimos em um aspecto relevante.
Por volta de 1960, aproximadamente, a Teoria de Controle Moderno começou a ser desenvolvida para atender a complexidade crescente de modernos processos, requisitos rigorosos e estreitos de precisão, peso e custo em aplicações militares, espaciais e industriais.
Exemplos de sistemas de controle:
1. Um